A primeira década dos anos 2000 ainda apresentou mais um lançamento do Sistema Operacional Windows para usuários finais, a versão Windows 7, desenvolvida para o mundo sem fios dos dias atuais. Além disso, o lançamento deste SO trouxe de volta o antigo método para versionamento dos Sistemas Operacionais Windows, abandonando a utilização do ano de lançamento como identificador da versão.
Muitos acreditam que a publicação desta versão serviu para corrigir uma série de problemas apresentados pelo Vista que, assim como o Windows ME, não conseguiu se estabelecer no mercado. O Windows 7 se apresentou como um sistema operacional ágil, estável e de fácil utilização, se mostrando como o verdadeiro sucessor do Windows XP.
Dentre as inovações da versão, pode-se destacar a estreia do Windows Touch, elemento que permite aos usuários navegar na web, navegar por fotos ou arquivos através de uma tela touchscreen, além de três novas formas de se manipular as janelas, chamadas de Snap, Peek e Shake, que auxiliaram sobremaneira na organização da área de trabalho. |
|
Em relação à linha voltada aos servidores corporativos, foram lançadas duas versões do Windows, o Server 2003 e o Server 2008.
O Windows Server 2003 foi basicamente uma versão melhorada do Windows XP, só que voltada para o ambiente dos Centros de Processamento de Dados. As principais vantagens em comparação ao seu antecessor se relacionaram a uma melhor performance e uma maior escalabilidade. A versão trouxe, ainda, melhoria nos serviços de provimento de páginas web (IIS), no gerenciamento do diretório de Usuários (Active Directory), na administração das políticas de grupo e no sistema de backup.
XO Windows 2008 teve como base o código do Windows Vista sem, no entanto, carregar os inúmeros problemas apresentados pela versão de usuário final. Como principais novidades, destacou-se a reescrita da pilha dos protocolos de rede, melhoria do processo de instalação e recuperação e implementação de novas diretrizes de segurança, como e aprimoramento do Firewall do Windows.
X