Assim como grande parte dos sistemas operacionais modernos, o Microsoft Windows é um SO monolítico, mas que possui as funcionalidades segmentadas em blocos e que funcionam parte em modo usuário e parte em modo kernel, conforme pode ser visualizado na figura abaixo, que exibe o esquema de funcionamento interno do Windows.
No modo usuário, se localizam os serviços relacionados ao suporte aos processos do sistema, os processos de serviço, o subsistema de ambiente e as aplicações de usuário. Os processos de serviço e as aplicações de usuário utilizam as interfaces de serviços providas pelo kernel do SO através da chamada de funções localizadas no subsistema de DLLs.
Já no modo kernel, se localiza o bloco central do sistema, que contempla o subsistema executivo, os drivers de dispositivo, o kernel e a camada de abstração de hardware. É neste modo que se localiza, ainda, o módulo responsável pela gerência dos gráficos.
A arquitetura monolítica é semelhante a uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados formando um grande e único programa executável.
X