Resumo

Ao longo das mais de duas décadas de existência do Windows, foram lançadas mais de uma dezena de versões, e incorporadas uma série de funcionalidades que acabaram por se tornar padrão de mercado para qualquer sistema operacional voltado ao usuário final. Apesar de não lançar o uso do dispositivo apontador, ou mouse, o MS Windows foi o responsável pela popularização, além disso, foi um dos principais incentivadores da melhoria da usabilidade das interfaces gráficas dos Sistemas Operacionais, de modo a facilitar o uso e reduzir o tempo de aprendizado dos operadores.

A primeira versão do Windows foi lançada em 1985, como a primeira tentativa real da Microsoft em permitir ao usuário utilizar uma interface gráfica sobre o sistema operacional MS DOS. Deste período até os dias atuais, o desenvolvimento do software foi marcado por alguns fracassos, como o Windows ME e Windows Vista, e por grandes sucessos, como o Windows XP e o Windows 7.

Um importante fato a ser observado é que as últimas versões do MS Windows têm se voltado cada vez mais em direção a computação móvel. A versão 10 do Windows, que está prestes a ser lançada, foi concebida para ser definitivamente a versão de unificação da plataforma do Windows através de todos os dispositivos, incluindo tablets e smartphones.

Internamente, assim como grande parte dos sistemas operacionais modernos, o Microsoft Windows é um SO monolítico. A sua estrutura se segmenta em camadas separadas em dois modos de operação, modo usuário e modo kernel. No modo usuário, se localizam os serviços relacionados ao suporte aos processos do sistema, os processos de serviço, o subsistema de ambiente e as aplicações de usuário. Os processos de serviço e as aplicações de usuário utilizam as interfaces de serviços providas pelo kernel do SO através da chamada de funções localizadas no subsistema de DLLs. Já no modo kernel, se localiza o bloco central do sistema, que contempla o subsistema executivo, os drivers de dispositivo, o kernel e a camada de abstração de hardware. É neste modo que se localiza, ainda, o módulo responsável pela gerência dos gráficos.

Copyright © 2014 AIEC.