b) Ubuntu

A criação da distribuição Ubuntu, no ano de 2004, aconteceu em um momento em que a utilização do Linux já estava estabelecida na plataforma corporativa, mas ainda apresentava dificuldades em se estabelecer nas estações de trabalho dos usuários domésticos. Neste contexto, um pequeno grupo de usuários se reuniu e, tomando como base uma das mais estáveis distribuições da época (Debian), montou um ambiente desktop como maior facilidade de uso por parte dos usuários, com a ideia de competir em condições de igualdade e ganhar mercado frente ao principal SO neste segmento, o Microsoft Windows.

Apesar de não conseguir alcançar o objetivo de desbancar o SO Microsoft Windows, o Ubuntu logrou algum êxito em sua empreitada.

Nos últimos anos, a equipe de desenvolvimento do Ubuntu tem se arriscado em um novo nicho de mercado. Após passar quase todo o seu período de desenvolvimento focado no mercado de computadores pessoais, o Ubuntu Linux começou um movimento em direção a plataformas móveis, como smartphones e tablets.

A estimativa de lançamento do primeiro smartphone executando o Sistema Operacional Ubuntu Touch, versão específica para dispositivos móveis, é o ano de 2015. Os principais elementos enfatizados no desenvolvimento deste SO são a criação de um novo paradigma de interface de usuário, que promove a entrega de conteúdo e serviços diretamente em telas personalizadas, e no desenvolvimento de um método fácil para criação e integração de novas aplicações com o Sistema Operacional.

Protótipo do Ubuntu executado em dispositivo móvel
Descubra algumas das principais funcionalidades do Ubuntu Touch, versão para aplicativos móveis do Linux Ubuntu, acessando o vídeo.
Copyright © 2014 AIEC.