Dentre as distribuições Linux que tem tido mais sucesso nos últimos anos, o Linux Mint é uma das que teve o início do desenvolvimento mais recentemente, já que foi lançada em sua primeira versão apenas no ano de 2006. Apesar de ser baseada na distribuição Ubuntu, o Linux Mint conseguiu se tornar ainda mais intuitivo e próximo do usuário do que a distribuição que o originou, já que atuou na correção de diversos dos problemas de usabilidade herdados do Ubuntu.
Dentre as razões que fizeram com que o Linux Mint se tornasse uma das distribuições Linux mais utilizadas em todo o mundo, pode-se citar:
A instalação do sistema é extremamente simples e intuitiva, com usabilidade ainda melhor do que a do Ubuntu.
Possui uma versão inteligente do desktop, que permite personalizá-lo de acordo com o desejo do usuário.
A distribuição já vem com uma série de aplicativos que são automaticamente instalados em conjunto com o SO, como o pacote de escritório LibreOffice e o Gerenciador de Arquivos Nautilus.
Os temas disponíveis para utilização no desktop são originais e seu uso se encaixa em diversos ambientes, pessoais ou profissionais.
O processo de compartilhamento de pastas em ambientes de rede com estações de trabalho Windows é simplificado, se comparado com outras distribuições Linux.
Vem com um simples e intuitivo sistema de controle de acesso, permitindo nativamente que os pais bloqueiem o acesso dos filhos a conteúdo não autorizado.
Imagem de área de trabalho personalizada no Linux Mint