Por muitos anos, os sistemas operacionais foram pensados prioritariamente para as estações de trabalho dos usuários ou para operacionalizar serviços corporativos. Entretanto, com a miniaturização dos componentes e o aumento do poder de processamento dos dispositivos portáteis, percebeu-se um crescimento exponencial dos estudos relacionados com a computação móvel.
Um dos principais resultados destes estudos foi a transformação dos telefones celulares em dispositivos inteligentes e com poder de processamento próxima a determinadas categorias de computadores de mesa. O incremento do poder computacional destes dispositivos levou à necessidade de desenvolvimento de um sistema operacional robusto e que comportasse a execução de aplicações complexas. Foi nesta linha, de prover uma maior gama de funcionalidades aos celulares inteligentes, que surgiram diversas iniciativas de desenvolvimento dos Sistemas Operacionais, a exemplo do BlackBerry OS, do IOS e do Android.
O Android nunca se apresentou como um Sistema Operacional adaptado para o mundo móvel já que, desde a sua origem, sempre foi pensado como uma ferramenta voltada à plataforma móvel.
Nas seções seguintes, serão apresentados um breve histórico deste tão conhecido Sistema Operacional e alguns detalhes da sua estrutura interna de funcionamento.