b) Bibliotecas e Ambiente de Execução Android
A camada imediatamente acima do kernel Linux é a que agrupa as bibliotecas nativas do sistema e o ambiente de execução do Android (Android Runtime).
As bibliotecas nativas são escritas nas Linguagens C e C++ e habilitam os dispositivos a lidar com diferentes tipos de dados. Dentre as principais bibliotecas, pode-se citar:
Como já mencionado, além das bibliotecas nativas, esta camada também congrega o ambiente de execução do SO. Neste sentido, é importante ressaltar que o Android tem um requisito especial e que o diferencia em muito do seu principal concorrente, o IOS. Esta característica se relaciona ao fato de que o Android teve que ser pensado para dar suporte a uma infinidade de diferentes plataformas de smartphones, conquanto o concorrente foi desenvolvido para ser executado apenas em poucos hardwares da Apple, como o iPhone e o iPad.
Banco de dados utilizado pelo Android com o propósito de armazenamento de dados do sistema.
XÉ utilizado para compor o gerenciador de janelas. Neste modelo, o desenho feito diretamente na tela vai para um espaço de armazenamento temporário e só é plotado na tela final do usuário após uma combinação com outros modelos previamente definidos pelo sistema operacional.
XProvê os principais codecs de áudio e vídeo, fornecendo suporte a execução e gravação de mídias em diferentes formatos.
X