A primeira versão deste sistema operacional, lançada em 2007, ainda não tinha um nome específico, sendo chamado de iPhone OS 1 por equipar a primeira versão do smartphone da Apple. Dentre características chave do iPhone OS 1, pode-se destacar a capacidade multitouch e um processamento ininterrupto dos requisitos multitarefa (seamless multitasking).
|
A versão 2 do IPhone OS, publicada em 2008, surgiu com o objetivo de equipar os smartphones com tecnologia 3G, diferentemente da versão anterior, que operava em equipamentos 2G. A principal novidade advinda com a versão 2 do iPhone OS foi o lançamento da loja virtual da Apple – a “Apple App Store”, que iniciou um modelo de se aferir lucro com os dispositivos de hardware através da intermediação da venda de aplicativos de terceiros. |
O lançamento da versão 3 do iPhone OS finalmente tornou possível a utilização dos tão conhecidos comandos de copiar, cortar e colar em dispositivos móveis. Além disso, passou a permitir que aplicativos de terceiros utilizassem o painel de notificações do Sistema Operacional, que era utilizado anteriormente apenas para tarefas do próprio SO. Outra inovação advinda com esta versão foi a possibilidade de se comprar vídeos, músicas e livros diretamente dos dispositivos móveis, como o iPhone ou iPod Touch.