a) Camada Cocoa Touch

A camada Cocoa Touch agrupa uma série de frameworks que têm como principal funcionalidade definir a aparência das aplicações desenvolvidas e executadas em modo usuário. Isto acontece porque, diferentemente de sistemas operacionais como Windows e Linux, que permitem o desenvolvimento de aplicações em uma série de outros modelos e linguagens, a criação de aplicações para iOS devem seguir um padrão de modelagem e escrita definidos pela Apple.

Dentre as funcionalidades providas às aplicações de usuário por esta camada, destacam-se o suporte a diversas tecnologias, como a utilização de computação multitarefa, controle de entradas baseadas no toque da tela, o uso de notificações do sistema e de uma série de outras funções próprias do iOS, como o Handoff, o AirDrop, os Storyboards e o reconhecimento de gestos, por exemplo.

Os Storyboards permitem ao desenvolvedor criar toda a interface da aplicação em um só lugar, de modo que possa visualizar todas as telas e controles possíveis e entender como eles funcionam juntos.

Já o Handoff é uma funcionalidade que permite ao usuário da aplicação iniciar uma atividade em um dispositivo, o iPhone por exemplo, mudar para um outro, como o iPad, e continuar a atividade neste outro dispositivo a partir de onde parou no primeiro.

Copyright © 2014 AIEC.