e) Seção do Sistema (System)
A seção de sistema agrupa as funções de mais baixo nível do sistema iOS, sendo vista, por vezes, como o item central do sistema operacional. Este elemento segue um padrão próprio de arquitetura, que é muito similar à encontrada no sistema MacOS, e que se baseia em três componentes principais:
A camada Mach representa o centro da estrutura do kernel do iOS. Na prática esta camada atua provendo serviços de baixo nível para camadas de mais alto nível, como a BSD e a I/O Kit, abstraindo toda a complexidade do hardware. Além desta funcionalidade, a camada Mach também é a responsável pelo agendamento das Threads, dando suporte ao multiprocessamento simétrico (SMP) no Sistema Operacional IOS. Toda a atividade de gerenciamento de memória no IOS também é executada pela camada Mach, que coordena a alocação dos espaços de endereçamento físico e provê uma interface de acesso para as camadas de mais alto nível.
XA camada BSD, por sua vez, está localizada acima da camada Mach e atua prioritariamente na implementação de uma série de funções base para funcionamento do Sistema Operacional, utilizando, para isso, chamadas a interfaces providas pela camada Mach. Como o próprio nome induz a pensar, parte do código utilizado na camada BSD é oriundo do kernel do sistema operacional FreeBSD.
XA camada I/O Kit se configura como um framework orientado a objetos para o desenvolvimento de drivers de dispositivo e outras extensões do kernel do sistema. Na prática, I/O Kit utiliza chamadas a funções de baixo nível providas pela camada Mach para implementar a abstração de hardware que será utilizada pelos desenvolvedores para criação dos novos drivers de dispositivo.
X