2 - Conceituando Processo

Outro conceito muito utilizado atualmente é processo. Hoje se ouve falar em processo em todos os lugares e momentos: “O processo está errado.” “As pessoas não seguem o processo.” Afinal, o que é processo?

Para definição de processo, iremos ao BPMCBOK (Business Process Management Commom Body of Knowledge), que é traduzido para o português como Corpo Comum de Conhecimentos em Gerenciamento de Processos de Negócio. BPMCBOK é exatamente um conjunto de conhecimentos comuns sobre BPM mantido por uma associação internacional Para saber mais sobre o CBOK, acesse o site http://www.abpmp-br.org/

Processo é um conjunto de atividades interdependentes, ordenadas no tempo e espaço de forma encadeada, que ocorrem como resposta a eventos e que possui um objetivo, início, fim, entradas e saídas bem definidos.

Essas atividades são geralmente interfuncionais ou interorganizacionais que trabalham juntas para criar um produto ou serviço final. Atividades são apresentadas no contexto da sua relação entre si para proporcionar uma visão da sequência e do fluxo. Isso inclui um conjunto definido de atividades ou comportamentos realizados por humanos, sistemas ou uma combinação dos dois e têm um ou mais resultados que podem levar ao fim do processo ou uma entrega a outro processo.

Pressman descreve o processo de software como uma série de passos importantes previsíveis, ou seja, um roteiro que ajude a criar um resultado de alta qualidade e dentro do prazo estabelecido. O roteiro então é chamado de Processo de software.

Caro aluno, você em um determinado momento verá que as pessoas falam de metodologia, método e processo como se fossem as mesmas coisas. Pelas definições acima essas definições andam juntas e entrelaçadas. A diferença que o processo pode ser independente, mas alguns somente começam com a finalização de outros processos. Por exemplo, o processo de instalação dos bancos de um carro na montadora, depende do processo de instalação do carpete ter finalizado.

Segundo Steven Gordon e Judith Gordon as organizações mais sofisticadas tratam o desenvolvimento de sistemas como um processo. Apesar dos sistemas serem diferentes uns dos outros, eles seguem um roteiro previsível, bem definido e manejável.

Copyright © 2014 AIEC.