Segundo Pressman, a metodologia utilizando processo genérico para construção de um software compreende em cinco atividades:
Roger S. Pressman é em engenheiro de software, escritor e consultor, norte-americano, presidente da R.S. Pressman & Associates. Publicou diversos artigos e livros sobre tecnologia e gerenciamento.
X
Antes de iniciar qualquer trabalho, é vital e importante a comunicação com o cliente. É uma obrigação entender as necessidades do cliente e definir as funções e características do software.
XÉ comum a utilização de um documento chamado Plano de Projeto, esse documento contém o trabalho que deve ser realizado e o que não deve ser realizado, as etapas e fases do trabalho, os riscos mais prováveis, os recursos que serão necessários, ou seja, é um documento que servirá como uma ferramenta de apoio na continuidade do projeto e o cliente deverão concordar com ele quando estiver pronto.
XÉ necessário criar um esboço do que será realizado, esse trabalho é para não termos surpresas no decorrer do desenvolvimento do software. Modelos, protótipos, o Analista de sistemas deverá usar tudo o que for possível para compreender as necessidades dos clientes.
XEssas atividades são a construção de códigos e os testes necessários para deixar a aplicação confiável e sem erros.
XO software pronto é entregue para o cliente, que avalia já pensando em uma futura possível melhoria.
XEssas cinco atividades metodológicas definidas por Pressman podem ser utilizadas para desenvolvimento de sistemas de qualquer tamanho, complexos ou não.