As organizações aprendem com os erros e sucessos. As organizações possuem um conjunto de ferramentas que auxiliam na institucionalização, automatização e ainda apoiam os trabalhos da auditoria. Essas auditorias são benéficas, elas verificam se os caminhos (processos) estão sendo seguidos como definidos originalmente. A automatização dos processos ajuda na medição do trabalho que está sendo realizado, possibilitando os ajustes (melhorias) nos processos. Sempre que há um ajuste, há uma medição. Medições do processo são importantíssimas para eventuais correções. Pode-se chegar à conclusão de que o processo não precisa ser alterado.
Grandes empresas executam ferramentas de verificação da qualidade do processo. Essas ferramentas medem os processos executados em cada projeto que está sendo construído ou cada sistema que está em manutenção.
Várias empresas possuem equipes voltadas para garantir a qualidade dos projetos, essas equipes atuam como guardiões dos processos e metodologias de desenvolvimento. Esses guardiões fazem verificações nos projetos para verificar se estão seguindo os padrões definidos pela organização. Essas verificações, além de corrigirem o rumo dos projetos, são insumos para a melhoria dos processos e das metodologias. Essas correções são efetuadas nos processos e a cada projeto é feita uma nova análise para verificar se as correções fizeram os efeitos desejados.
Metodologias e processos de desenvolvimentos servem para garantir a entrega do projeto para o cliente sem traumas, pois é um caminho conhecido, estudado, treinado e com um aporte de ferramentas que acompanham todo o desenvolvimento.