A utilização de uma metodologia ou um processo de desenvolvimento é importantíssima, porque propicia estabilidade, controle e organização para as atividades do desenvolvimento do projeto. A não utilização de metodologia ou um processo específico pode gerar uma desordem no desenvolvimento do software prejudicando a entrega e tornando o produto mais caro.
Mesmo utilizando uma metodologia ou um processo, o índice de fracasso é grande, segundo o Chaos Report (Standish Group), relatório frequentemente apresentado em palestra de gerenciamento de projetos de software, o qual informa dados do cenário de projetos americanos de 2009.
A figura abaixo mostra que apenas 32% dos projetos são entregues com sucesso. O gráfico mostra que a utilização de uma metodologia ou um processo de desenvolvimento também não garante o sucesso do projeto. Porque não garante o sucesso?
| Existe um conjunto de fatores, que depende de cada projeto. Podemos elencar alguns como exemplos: falta de patrocínio, excesso de exigência dos processos de desenvolvimento, falta de equipes, prazo incompatível, requisitos incompletos etc. Continuando a examinar o gráfico temos 24% de projetos que falharam ou simplesmente foram cancelados, 44 % de projetos que atrasaram o que significa um prejuízo enorme para a empresa. Projetos que atrasam podem elevar os custos do projeto, podem prejudicar outros projetos da empresa e pior, prejudicar a imagem da empresa para os acionistas e para o mercado. |
|
Imagine um projeto que não utiliza nenhum padrão de desenvolvimento, como seria? O caos para o projeto e para a organização, essa seria a resposta mais adequada.