Alguns projetos são iniciados sem nenhum processo ou metodologia para apoiar sua construção. Não é feita qualquer documentação e só se pensa na programação direta do produto e na entrega ao cliente. Caso o cliente resolva alterar alguma coisa no sistema será um problema enorme para a equipe de projetos. O tempo é a pior coisa para projetos que não seguem nenhum processo ou metodologia de desenvolvimento. Quanto maior o tempo, mais se esquece dos detalhes do sistema, pior ainda quando saem pessoas da equipe. Pessoas são promovidas, viajam, ficam doentes ou arrumam outros empregos. Processos de desenvolvimento proporcionam um conforto para o projeto e para os envolvidos no projeto ou especificamente os stakeholders. Stakeholders são os clientes, acionistas, pessoas do projeto, gerentes, etc. Pessoas que de alguma forma podem afetar o resultado do projeto. Na TI chamamos de PAPEL cada uma das funções que os stakeholders executam durante o desenvolvimento do sistema. Por exemplo: a equipe A possui um analista, que também executa as atividades de programador. Então, em um determinado momento ele está no papel do analista e em outro momento ele está no papel de programador.

Outros problemas que afetam o desenvolvimento do software é o excesso de exigências contidas em uma determinada metodologia ou processo. O projeto é o foco principal da empresa de TI, mas nunca se pode deixar que o purismo na utilização de um método afete o sucesso do projeto, do mesmo modo que não podemos deixar de lado a utilização e exigências metodológicas de documentação. Há de se ter um meio termo; a equipe de melhoria da empresa deve ser formada por pessoas que passaram por equipes de desenvolvimento, de preferência, analistas seniores.

Outro ponto importante: não existe a melhor metodologia ou a pior. Cada uma serve para um determinado tipo de projeto, depende do conhecimento da empresa e das práticas que são adotadas e estipuladas.

Geralmente empresas grandes deixam a cargo dos escritórios de projetos escolherem a melhor metodologia para desenvolver os seus projetos. Isso depende da expertise dos técnicos, gerentes, gestores e da empresa. O escritório de projetos orienta e conduz o gerente de projeto no planejamento do projeto e na realização de todas as etapas da metodologia, conforme estipulado pela organização.

Copyright © 2014 AIEC.