Percebemos no módulo anterior a importância do uso de um processo de desenvolvimento e também os problemas da não utilização. Atualmente se fizermos um levantamento nas empresas que desenvolvem sistemas verificaremos que todas utilizam alguma metodologia de desenvolvimento.
As metodologias de desenvolvimento de software surgiram com a evolução da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e atualmente há três mais utilizadas:
• metodologia estruturada,
• metodologia orientada a objetos,
• metodologia ágil.
O modelo estruturado ou simplesmente cascata, que surgiu por volta dos anos 1960 de acordo com as linguagens de desenvolvimento da época, por exemplo, o COBOL, ainda é muito utilizado por grandes bancos do governo. O modelo cascata é referência para quase todas as metodologias e modelos.
Conhecendo um pouco mais da história e da atualidade, a linguagem de programação COBOL foi criada por volta dos anos 60 para fins comerciais e atualmente mais de 50% dos códigos dos programas no mundo são nessa linguagem.
Entrando na década de 80, com a evolução das linguagens de programação, surgiu a metodologia orientada ao objeto (OO), voltada também para a linguagem de programação, por exemplo, Java.
Outra metodologia que iremos abordar nesse módulo e da qual atualmente muito se ouve falar é o método ágil ou metodologias ágeis, surgido nos anos 2000, após uma reunião com cabeças importantes da comunidade mundial de desenvolvimento de software.