2 - Metodologia Estruturada

A metodologia estruturada é composta por uma sequência de fases e atividades, com entradas e saídas, regras, notação, programação, documentação, técnicas de levantamento, de gestão com foco no processo global.

Com os métodos de Yourdon (78) e DeMarco (79) popularizou a análise estruturada com base na decomposição funcional estruturada de sistemas através de Diagramas de Fluxo de Dados (DFDs), que descrevem o sistema como um conjunto de processos funcionais que realizam transformações de informação e comunicam-se através de fluxos de informação. Essa metodologia fornece um conjunto coerente e integrado de métodos e regras, que no seu conjunto formam uma técnica estruturada de análise e projeto de sistemas baseada nos seguintes conceitos: abordagem top-down, modelagem funcional, representação gráfica do modelo, dicionário de dados e a descrição de processos e procedimentos, além de trabalho em equipe e documentação.

Atualmente é comum as pessoas chamarem a metodologia Estruturada de Cascata. Mas na época a Estruturada era referência, na verdade era um padrão. Ocorreram vários ensaios de métodos baseados no conceito estruturado, ensaios que na verdade eram derivações de uma abordagem de cima para baixo (top-down), da modelagem por funcionalidades, dentre outros elencados acima. Vale ressaltar uma prática muito eficiente, a qual algumas empresas ainda utilizam nos dias atuais: a construção de dicionários de dados, onde contempla o que significa cada atributo do sistema, o nome já diz, DICIONÁRIO.

As metodologias estruturadas tinham como objetivo formalizar o processo de identificação de requisitos, para reduzir as interpretações erradas e introduzir algumas técnicas baseadas em melhores práticas no processo de levantamento de requisitos e de análise e desenho das necessidades dos clientes.

O princípio das linguagens da época é semelhante à metodologia estruturada, ou seja, blocos de códigos para cada funcionalidade. Focaremos esse estudo no modelo cascata, que era a base para quase todas as metodologias estruturadas de desenvolvimento dos sistemas.

Diagramas de Fluxo de Dados

O diagrama de fluxos de dados (DFD) é uma representação gráfica do "fluxo" de dados através de um sistema de informação, modelando seus aspectos de processo. O diagrama fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados. Em geral, o DFD é uma etapa preliminar usada para criar uma visão geral do sistema que será elaborado.

X
Copyright © 2014 AIEC.