A metodologia ágil não está ligada ou vinculada necessariamente a uma linguagem de programação, como ocorreu com a estruturada e a orientada a objetos. Hoje é possível, na maioria das vezes, abstrair a linguagem de programação da metodologia, ou seja, é possível desenvolver qualquer linguagem com qualquer metodologia, a diferença estará nos riscos e adaptações que deverá acontecer.

A metodologia ágil agrega filosofia e visa consolidar as práticas de desenvolvimento de software ditas "ágeis", ou métodos ágeis, tais como o Scrum, XP, Lean entre outras.

Essa metodologia é também baseada no processo unificado, pelo fato de compartilharem alguns princípios, como desenvolvimento iterativo incremental, orientação a objeto, foco em qualidade e entregas, dentre outros.

Ciclo de vida do SCRUM

O método ágil tem como principal objetivo otimizar o processo de desenvolvimento, visando melhorar o cumprimento dos prazos e agilizar as entregas, possibilitando também a melhoria contínua, por meio de uma maior interação da equipe e da resolução eficaz de problemas.

Vale destacar que o objetivo da construção do cenário ágil foi prover um ambiente que apresente a filosofia de desenvolvimento ágil, em seus princípios de gerenciamento de projetos e de práticas para o desenvolvimento de software com foco nas entregas rápidas, tendo em vista a necessidade de oferecer processos mais simples e otimizados para a realidade da empresa.

SCRUM

Metodologia ágil para gestão e planejamento ágil de software de forma iterativa e incremental

X

XP

Programação EXtrema – método ágil para desenvolvimento de software;

X

Lean

Método que aplica os princípios de eliminação de desperdício e valorização da qualidade e do conhecimento, dentre outros.

X
Copyright © 2014 AIEC.