2 - Conceito de Engenharia de Software

Nesse módulo introduziremos o conceito de Engenharia de Software, que nos acompanhará para sempre na nossa vida em TIC.

O conceito de engenharia surgiu inicialmente em 1968, em uma conferência sobre a crise do software.

Para Sommerville, engenharia de software é o ramo da engenharia cujo foco é o desenvolvimento de sistemas de software de alta qualidade dentro de custos adequados.

Software é abstrato e intangível. Não é limitado por materiais ou controlado por leis da física ou por processos manufaturados. Não existem limitações físicas para o software, que pode se tornar algo extremamente complexo e difícil de ser compreendido. A engenharia de software não está relacionada apenas aos processos de desenvolvimento de software, mas também às atividades de gerenciamento de projetos, desenvolvimento de ferramentas, métodos, teorias que apóiam a construção e produção de software.

Segundo Fritz Bauer, engenharia de software é o estabelecimento e o emprego de sólidos princípios de engenharia de modo a obter um software de maneira econômica, que seja confiável e funcione de forma eficiente em máquinas reais.

Para Pressman a engenharia de software deve estar fundamentada em um comprometimento organizacional com qualidade. A engenharia de software é a liga que mantém as camadas de tecnologias coesas e possibilita o desenvolvimento de software de forma racional e dentro do prazo.

Esses conceitos são importantes, por isso, estudaremos e aprofundaremos mais sobre engenharia de software no decorrer do curso.

Copyright © 2014 AIEC.