Percebemos que as metodologias estão totalmente ligadas e dentro da engenharia de software, pois engloba processos, métodos, bem como as ferramentas que serão utilizadas.
Outro aspecto que vale estudar são os modelos externos que servem para a melhoria dos processos de software das empresas. Com o aumento da dependência em serviços da TIC, além da diversidade das tecnologias, fábricas de softwares lutam para manter em alto nível os serviços para os seus clientes.
Algumas empresas trabalham de forma reativa, ou seja, ficam aguardando os problemas acontecerem para atuar, o que traz prejuízos para a empresa e compromete o projeto e a manutenção dos sistemas. Devem-se adotar práticas proativas e estruturadas de trabalho. Desta forma, salientamos que a qualidade é fator crítico de sucesso para o desenvolvimento de sistemas. Para que a empresa se mantenha no setor competitivo, nacional e internacional, é essencial que as organizações coloquem a eficiência e a eficácia dos seus processos em foco nas empresas, visando à oferta de serviços conforme padrões internacionais de qualidade.
Entretanto, a maioria das abordagens disponíveis para melhoria tem seu foco em uma parte específica do negócio e não utilizam uma abordagem sistêmica em relação aos problemas enfrentados por grande parte das organizações. Ao focar na melhoria de uma única área da empresa, esses modelos infelizmente não conseguem emplacar e perpetuam barreiras e compartimentalizações que existem nas organizações.