No mercado nacional e internacional, atualmente, há alguns modelos de referência, que possibilitam a avaliação das metodologias e processos de desenvolvimento das empresas. Esses modelos são reconhecidos pela comunidade de engenharia de software, sendo que algumas empresas públicas colocam em seus editais, como por exemplo, a exigência que os processos das empresas participantes tenham sido avaliados com sucesso por esses modelos.
Esses modelos são compostos por níveis de maturidade, os processos e metodologias são avaliados conforme esses níveis de maturidade e recebem uma avaliação, essa avaliação define em que nível de maturidade está o seu processo de desenvolvimento conforme o modelo que está avaliando.
Hoje o mercado tem empresas especializadas de implantação e avaliação dos modelos de maturidade tendo em vista a importância desses modelos para a melhoria da qualidade das aplicações. Os níveis de maturidade estabelecem patamares de evolução de processos, caracterizando estágios de melhoria dos processos na organização.
Apresentaremos a seguir dois modelos muito utilizados no mercado internacional e nacional: MPS-BR e o CMMI.