a) MPS-BR – Melhoria do Processo de Software e Serviços - Brasileiro

Uma das metas do Programa MPS.BR é definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processo de software e serviços, visando preferencialmente às micro, pequenas e médias empresas, de forma a atender as suas necessidades de negócio e ser reconhecido nacional e internacionalmente como um modelo aplicável à indústria de software e serviços.
O modelo MPS estabelece dois modelos de referência de processos de software e serviços e um processo/método de avaliação de processos. Esta estrutura fornece sustentação e garante que o modelo seja empregado de forma coerente com as suas definições. O MPS estabelece também um modelo de negócio para apoiar a sua adoção pelas empresas desenvolvedoras de software e prestadores de serviços. A figura mostra a estrutura do MPS-BR e suas referências.
Componentes do Modelo MPS

Após uma avaliação, a estrutura possibilita verificar o nível de maturidade em que se encontra uma organização, essa ação permite prever o seu desempenho futuro ao executar um ou mais processos.

Programa MPS.BR

Conforme descrição do guia geral MPS de serviços, o MPS BR é um programa mobilizador de longo prazo, criado em dezembro de 2003, coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), que conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/FUMIN).

X
Copyright © 2014 AIEC.