b) CMMI – Capability Maturity Model Integration

Conforme descrito no livro CMMI para desenvolvedores, o Instituto de Engenharia de Software da Universidade de Carnegie Mell (SEI/CMU), em Pittsburg, Estados Unidos realizou vários estudos, que resultou na documentação de um conjunto de melhores práticas para os processos de desenvolvimento de software descritas em Modelos de Maturidades. Vários modelos foram criados e evoluídos e consequentemente substituídos por um único modelo, o CMMI, que traduzido significa Integração de Modelos de Capacidade e Maturidade.

O CMMI é um modelo de referência que contém boas práticas necessárias para melhoria e maturidade corporativa das disciplinas específicas. Esse modelo tem apoio do Departamento de Defesa dos estados Unidos.

Segundo o Instituto o objetivo do CMMI é melhorar os processos de desenvolvimento da organização, bem como melhorar o gerenciamento do desenvolvimento, os processos de aquisição, manutenção dos sistemas, o gerenciamento da qualidade, as melhores práticas aplicadas a melhoria e mudança de processos da organização.

O CMMI fornece práticas de avaliação de maturidade de processos de acordo com o modelo. É formado por um pacote de produtos que reúne vários modelos de processo, associados a manuais, material de treinamento e avaliação. Esses modelos são integrados e transcendem as disciplinas.

Copyright © 2014 AIEC.