Segundo o SEI o CMMI para Desenvolvimento consiste das melhores práticas relativas às atividades de desenvolvimento e manutenção aplicadas a produtos e serviços. Ele abrange práticas que cobrem o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção, e se concentra no trabalho necessário para construção e manutenção do produto em sua totalidade.

Equipes da Qualidade das empresas podem utilizar o CMMI para abordar a melhoria e avaliar seus processos utilizando duas representações diferentes contidas no modelo:

    • contínua e
    • por estágios.

A representação mais conhecida e utilizada no mercado é a por estágios.

A representação por estágios, segundo o modelo, utiliza conjuntos predefinidos de áreas de processo para definir um caminho de melhoria para uma organização. Esse caminho de melhoria é caracterizado por níveis de maturidade. Cada nível de maturidade contém um conjunto de áreas de processos que caracterizam diferentes comportamentos organizacionais.

É baseado em um modelo, que enfoca um estágio por vez. A conquista de cada estágio assegura que foi estabelecida uma infraestrutura adequada de processos que servirá de base para o próximo estágio. Esses estágios equivalem aos níveis de maturidade. A conquista de cada nível assegura que foi estabelecida uma base de melhoria adequada para o próximo nível de maturidade, permitindo uma melhoria incremental e duradoura. Os níveis de maturidade são medidos pela satisfação das metas específicas e genéricas associadas a cada conjunto predefinido de áreas de processo.

Copyright © 2014 AIEC.