Na atualidade as metodologias podem ser utilizadas para a construção de qualquer software. O que vai caracterizar o uso de uma ou outra é a metodologia que tem um modelo que mais se adéque ao tipo de linguagem, equipe, característica do produto e claro a filosofia e práticas da empresa que está desenvolvendo. A Engenharia de Software surgiu para estudar e detalhar as disciplinas e todos os meandros que são utilizadas no desenvolvimento de nossos sistemas. Ela dá todo o suporte para a adequação das metodologias e a sua utilização para a construção dos sistemas vem contribuindo para o aumento da competitividade da empresa.
Para evoluir os processos da empresa e para garantir a eficiência e eficaz do seu desenvolvimento, buscou, no mercado, conceitos e práticas, conceitos esses que são modelos de referência que medem a maturidade dos processos de softwares.
Esses modelos de maturidade são respeitados no Brasil e no mundo e foram construídos e são mantidos por grupos em constante estudo que buscam a excelência no desenvolvimento de software e suporte a serviços.