As fases ocorrem dentro de uma sequência rígida, com o início das atividades de uma etapa acontecendo imediatamente após o término da atividade anterior. São as fases do SCRUM:
A fase determinada como pré-game é quando é realizado o planejamento do projeto. No planejamento é definida a equipe do projeto, o escopo do projeto, que possibilita o desenvolvimento da lista de funcionalidade a serem executadas. No SCRUM chamará essa lista de Backlog do Produto, com esse documento a equipe conhecerá toda a lista de requisitos que serão necessárias para construção do sistema e suas prioridades, associado ao valor de negócio para que se consiga calcular o retorno do projeto para o negócio.
Um conceito importante antes de avançarmos no SCRUM é o conceito de Sprint, que dá a ideia de rápido, velocidade. Como citado no início, o SCRUM trabalha com iterações, essas séries de iterações são chamadas de ciclos de desenvolvimento ou simplesmente Sprint (Sprint estoque), que formam as funcionalidades dos sistemas quando integradas.
Na fase determinada como game ocorre o desenvolvimento dos sprints, reforçando que o Scrum como o RUP prima pelo desenvolvimento iterativo e incremental. Significa que ciclos de desenvolvimento acontecem no projeto, ou seja, um conjunto específico de atividades é repetido continuamente ao longo de um projeto, onde ocorrem entregas sucessivas de funcionalidades em intervalos de tempos.
Além dos sprints ocorrem também as reuniões de revisões dos sprints, planejamento do sprint e uma reunião de retrospectiva, que possibilita o próximo sprint mais produtivo.
Outro conceito do Scrum importante é o de Time-Box, que é a quantidade de tempo estipulado para a realização de um sprint.
Finalmente, a fase de pós-game é o encerramento do projeto, onde ocorre a aprovação do produto criado.
Esse intervalo de tempo sugere que seja cada sprint de 2 a 4 semanas. Sendo que essa estimativa de tempo (2 a 4 semanas) não pode ser alterada, a fim de com isto garantir a entrega sem atrasos e facilitar o planejamento. Caso ocorra algum erro na estimativa de tempo, a sugestão é que se diminua o escopo do sprint, para não obrigar o aumento da quantidade de tempo planejado para concluir.
X