No desenvolvimento de sistemas não existe um truque que facilite a condução de atividades. Diversas metodologias foram propostas ao longo da era da TI, sendo que nenhum destes modelos representa a solução dos problemas para o desenvolvimento dos softwares. Atualmente temos modelos que estão na moda e outros que estão se emergindo no mundo TIC. O Processo Unificado, mais necessariamente o RUP (Processo Unificado da Rational) veio e se mantém em boa parte das empresas. Sua estrutura baseada em FrameWork apoia o desenvolvimento desde o início até o fim do projeto. O Modelo iterativo e incremental estabelece uma tranquilidade para o cliente, pois vai vendo o seu produto nascer e crescer com o passar do desenvolvimento.
O mercado exige cada vez mais rapidez nas entregas, pois atraso no projeto ou um desenvolvimento normal pode ser tardio para o lançamento de produtos no mercado. As metodologias ágeis surgiram para acelerar o desenvolvimento dos sistemas. O Scrum é uma das principais metodologias, que simplificou o processo de desenvolvimento, mantendo a qualidade da aplicação e respondendo mais rapidamente os anseios do mercado.
Sendo uma metodologia ou outra, o importante que a empresa tenha seus processos definidos para o desenvolvimento dos sistemas. Além disso, um padrão adequado ao gerenciamento de um determinado sistema pode-se revelar como um problema para outro sistema.
Assim tanto o RUP como o SCRUM permitem algum tipo de adaptações em seus processos para melhor atender o projeto e a empresa, desde que não percam a suas essências.