3 - XP - Extreme Programming

XP é um apelido carinhoso de uma nova metodologia de desenvolvimento designada eXtreme Programming.

Criada em 1997, o XP possui adeptos e outros que duvidam da sua real utilidade, muitos por falta de conhecimento ou entendimento, achando que no XP apenas o código é o que realmente interessa, descartando o resto como planejamento, documentação etc. O XP é um método de desenvolvimento de software, leve, não é prescritivo, e procura fundamentar as suas práticas por um conjunto de valores. O XP teve sua primeira versão por Kent Beck, que definiu valores básicos para sua utilização, os quais serão vistos no próximo tópico.

XP é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias que desenvolvem software baseado em requisitos vagos e que se modificam rapidamente.

O primeiro projeto a usar XP foi o de folha de pagamento dos profissionais que trabalharam no carro C3, da Chrysler, após anos utilizando metodologias tradicionais, que fracassaram. Com o XP o projeto ficou pronto em pouco mais de um ano.

As principais diferenças da XP em relação às outras metodologias de mercado são:

XP foca no desenvolvimento rápidodo projeto e visa garantir a satisfação do cliente, além de favorecer o cumprimento das datas planejadas.

Copyright © 2014 AIEC.