As boas práticas são atividades, procedimentos identificados como as melhores práticas para o sucesso na realização de alguma coisa ou para concluir um objetivo específico. No caso do XP as boas práticas são um conjunto de atividades que equipes ja utilizaram no XP e deram sucesso na produção dos softwares.
As boas práticas estão apoiadas nos princípios do XP e é importante respeitar esses valores para ter sucesso. Então listamos aqui resumidamente os pontos chaves para se ter sucesso em projeto utilizando XP.
O cliente deve estar presente e é essencial que ele participe ativamente do projeto. Cliente presente tira todas as dúvidas no momento que a equipe precisar, pois ele conhece o negócio.
Outro fator importante desse acompanhamento constante, é que o cliente poderá fazer testes à medida que as implementações forem realizadas e tomará as decisões necessárias sobre as prioridades do projeto. As implementações que o cliente irá testar são, na verdade, as releases, funcionalidades implantadas, as quais formam uma versão do sistema. Essa versão pode ser testada com as funcionalidades que foram implementadas. É importante no XP trabalhar com implantações de releases e fragmentar essas releases por iterações, que são subdivisões dentro de uma release.
Outra prática indicada é o que é chamado de “Jogo de Planejamento”, que nada mais é que um planejamento do que se tem de fazer no início de cada iteração. Cada iteração deve ser planejada com o cliente. O cliente deve escrever as “user story”, que são fichas com os requisitos do projeto, alguns dizem que é a menor quantidade de informação, na verdade são as funconalidades do sistema.
Essas iterações podem conter atividades de documentação, análise, feedback, testes etc. Então temos um conjunto de iterações que formam uma release. O tempo de execução dessas etapas varia de projeto para projeto. Em algumas empresas o tempo de duração das iterações dura 2 semanas e a release não dura mais que 8 semanas. Essas releases são testadas pelo cliente para se verificar as necessidades de alteração e correção. A quantidade das release para concluir o projeto varia também, mas lembrem, XP é para ser rápido, ágil.
XEssas fichas possibilitam a equipe estimar quanto tempo o projeto vai levar e principalmente quanto tempo cada funcionalidade irá levar. Outra informação que podemos tirar dessas fichas é a complexidade e o custo de cada funcionalidade, assim o cliente poderá decidir o que implantar e o momento de construir as funcionalidades do sistema. Essa prática de planejamento no início das iterações é chamada de Jogo de Planejamento.
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