Boas práticas do XP

As boas práticas são atividades, procedimentos identificados como as melhores práticas para o sucesso na realização de alguma coisa ou para concluir um objetivo específico. No caso do XP as boas práticas são um conjunto de atividades que equipes ja utilizaram no XP e deram sucesso na produção dos softwares.

As boas práticas estão apoiadas nos princípios do XP e é importante respeitar esses valores para ter sucesso. Então listamos aqui resumidamente os pontos chaves para se ter sucesso em projeto utilizando XP.

O cliente deve estar presente e é essencial que ele participe ativamente do projeto. Cliente presente tira todas as dúvidas no momento que a equipe precisar, pois ele conhece o negócio.

Outro fator importante desse acompanhamento constante, é que o cliente poderá fazer testes à medida que as implementações forem realizadas e tomará as decisões necessárias sobre as prioridades do projeto. As implementações que o cliente irá testar são, na verdade, as releases, funcionalidades implantadas, as quais formam uma versão do sistema. Essa versão pode ser testada com as funcionalidades que foram implementadas. É importante no XP trabalhar com implantações de releases e fragmentar essas releases por iterações, que são subdivisões dentro de uma release.

Outra prática indicada é o que é chamado de “Jogo de Planejamento”, que nada mais é que um planejamento do que se tem de fazer no início de cada iteração. Cada iteração deve ser planejada com o cliente. O cliente deve escrever as “user story”, que são fichas com os requisitos do projeto, alguns dizem que é a menor quantidade de informação, na verdade são as funconalidades do sistema.

Copyright © 2014 AIEC.