Neste módulo nos aprofundaremos no estudo da metodologia SCRUM. Para alguns, SCRUM não é uma metodologia em si, mas um framework, com objetivo de ser eficaz, por isso pode empregar diversos processos e técnicas. A ideia de referir-se ao SCRUM como um framework é porque o SCRUM não vai indicar exatamente como agir, mas apresenta um conjunto de conceitos que podem ser usados para resolver o seu problema. Vale ressaltar que as melhores práticas de utilização ajudam no momento do desenvolvimento do projeto.
Os princípios do SCRUM também estão aderentes com o manifesto ágil e são usados para orientar o desenvolvimento do projeto, que possui algumas atividades importantes:
• requisitos,
• análise,
• projeto,
• evolução e
• entrega.
Pressman destaca que em cada atividade metodológica ocorrem tarefas que são realizadas dentro de um padrão de processo chamado de SPRINT. A quantidade necessária de sprints para cada atividade metodológica varia dependendo do tamanho e da complexidade do produto. O trabalho pode ser modificado ou adaptado dependendo do problema e até mesmo modificado em tempo real de execução. SCRUM utiliza boas práticas de desenvolvimento e padrões que provaram ser eficazes para aqueles projetos com prazos apertados, com requisitos muitas vezes alterados e para projetos críticos para o negócio.
Para efeitos deste curso, trataremos Framework como um conjunto de conceitos usado para resolver um problema de um domínio específico. Sendo um modelo que pode ser utilizado, que contém atividades pertinentes a pessoas de várias funções para o atingimento de um resultado ou projeto específico.
X