O SCRUM abraça as mudanças, ao contrário de algumas metodologias tradicionais de desenvolvimento de software. Isso exige muita dedicação, disciplina e habilidade da equipe. No SCRUM as equipes têm seus papéis associados aos integrantes, bem como eventos com duração fixa e também seus artefatos.
Os times do SCRUM devem ter como objetivo a flexibilidade em prol da produtividade, sendo que para isso é necessário que sejam auto-organizadas, com disciplina e sempre trabalhando com iterações.
Como já visto em módulos passados, o SCRUM possui um time com pelo menos três papéis; vale aqui relembrar: ScrumMaster, Product Owner e o time ou equipe.
|
|
“Dono” do produto, ele tem a visão do negócio e o que de lucro ou benefício trará para a empresa dele ou para ele próprio, logo, sua missão é cuidar na lista de requisitos ou o Backlog do produto; outra atividade é repassar para a equipe uma visão clara e objetiva do produto. Quando o cliente não pode estar presente, é interessante colocar, desde o início do projeto, alguém com ele para ter todo o conhecimento do negócio. Essa pessoa fará as vezes do cliente quando este não estiver, pode ser um diferencial para o projeto.
|
|
ScrumMaster
|
Outro papel importantíssimo, pois é a pessoa que vai garantir que o processo está sendo seguido e vai tirar todos os impedimentos. Impedimentos são quaisquer coisas que possam atrapalhar o bom andamento do projeto. O ScrumMaster deve garantir que a equipe está seguindo os princípios do SCRUM.
|
Princípios
Muitas empresas dizem que utilizam SCRUM, mas não seguem os princípios básicos, então não é considerado SCRUM.
X
Copyright © 2014 AIEC.