5 - Comunicação

No Método Ágil a comunicação é contínua, direta. No mesmo exemplo anterior, o analista poderia ter comunicado com o desenvolvedor da especificação pronta, assim, no boca a boca, sem excesso de burocracia formal de comunicação. Outro exemplo bom de comunicação direta é no Exército. O comandante dá os comandos à tropa em exercício no campo, sem a necessidade de uma ferramenta como o Outlook. Imagine você no campo de batalha esperando a ordem por e-mail.

Como funciona essa comunicação então? Por que os comandados obedecem às ordens sem uma comunicação escrita formal? Pois é, existe vários regimentos internos que pregam que a palavra vale como ordem. A mentira é uma infração gravíssima. O militar não pode falar e dizer que não falou, ou simplesmente dizer que “não está escrito não vale”. Claro que o Exército tem sua comunicação formal e suas formalidades, mas no dia a dia de trabalho o que vale é o que se diz.

Muitas pessoas de empresas grandes se escondem atrás de e-mails e formulários, é o excesso de burocracia. Um dia desses mandaram uma fatura para validar e assinar, só que a fatura não tinha nada para pagar, pois estava com valor zerado. Era um serviço que tinha sido cancelado, mas mesmo assim pediram para validar, senão o pagamento não aconteceria. Como paga algo que não existe? Como avalia um serviço que não foi executado? A desculpa é que o sistema gerou, tem que assinar. Os técnicos não podem esconder atrás do Outlook e de rotinas erradas de sistemas, ligue e resolva os problemas do projeto. Outro ponto a observar é que e-mails são frios, a pessoa que recebe uma mensagem pode entender completamente diferente que você queria dizer.

Copyright © 2014 AIEC.