Outra diferença que merece uma atenção especial é a disciplina de gerência de projetos. O principal objetivo de um projeto ágil é reduzir o espaço de tempo entre os chamados, ou seja, garantir o monitoramento diário do gerente do projeto para assegurar o bom progresso e permitir que a equipe reaja o mais cedo possível a qualquer situação de mudança ou risco.

Para acompanhar o status do projeto, o OpenUP recomenda os “Scrum Daily meetings”, onde através de reuniões rápidas diárias, a equipe inteira do projeto possa compreender o que os outros membros já realizaram, remover possíveis barreiras e planejar o que será feito até a próxima reunião.

Outra prática não capturada pelo RUP atualmente é o que chamamos de auto-organização do time de projeto. Se você deseja utilizar o RUP de uma maneira ágil, é necessário obrigatoriamente adotar essa prática. A auto-organização impacta varias áreas incluindo como o time irá se planejar e comprometer-se com o que deve ser feito (pelo time e não por um indivíduo), como o trabalho deverá ser atribuído (membros do time se “auto atribuem” ao trabalho ao invés de serem alocados por algum gerente ou líder). E, por último, auto-organização tem a ver com a forma pela qual os membros do time interagem dentro do projeto, lembrando que o papel do individuo dentro do projeto é muito mais importante que seu cargo funcional.

Apesar das diferenças citadas acima, ambos os processos são bem semelhantes, pois são fundamentados basicamente nas mesmas práticas já conhecidas no Rational Unified Process, focando principalmente na redução de riscos e aumento de valor aos stakeholders do projeto.

Copyright © 2014 AIEC.