Existem várias formas de se fazer alguma coisa. Com o software também não é diferente, podemos utilizar qualquer metodologia ou nem usar, como podemos utilizar uma linguagem ou outra para desenvolver os códigos para o sistema. Tudo depende das características organizacionais da empresa. Essas características englobam os conhecimentos de seus técnicos em relação às metodologias e linguagens de programação.
A estrutura RUP constitui uma orientação sobre um rico conjunto de princípios de engenharia de software. É aplicável a projetos de diferentes tamanhos e complexidades, bem como para diferentes ambientes e domínios de desenvolvimento. Isso significa que nenhum projeto ou organização se beneficiará do uso de tudo do RUP, devido à vasta biblioteca. Aplicando tudo do RUP provavelmente resultará em um ambiente de projeto ineficiente, em que as equipes se esforçarão muito para manter o foco nas tarefas importantes e para encontrar o conjunto certo de informações. Portanto, recomendamos que o RUP seja direcionado a fornecer orientação apropriada e personalizada sobre como desenvolver o software conforme características de cada empresa.
Essa orientação oferece um resumo de alto nível do conceito de adaptação do RUP. Equipes da Qualidade devem trabalhar na melhor forma de utilização do RUP pelas equipes de projeto. A adaptação do processo pode ocorrer em dois níveis:
Não importa para qual nível da organização o processo está sendo adaptado, a abordagem geral do Processo Unificado é a mesma, embora as preocupações sejam diferentes.
No nível organizacional os engenheiros de processo (Qualidade) modificam, aprimoram ou configuram um processo comum para ser utilizado no nível da organização. A adaptação no nível de organização leva em consideração questões como, por exemplo, domínio de linguagens, arquitetura, práticas de reutilização e tecnologias controladas pela empresa. Uma organização pode ter mais de um processo para o desenvolvimento do projeto, cada um deles adaptado para um tipo diferente de desenvolvimento. Em alguns casos, a configuração clássica do RUP predefinida serve como o processo no nível da organização.
XNo nível do projeto os engenheiros de processo ou a própria equipe de projetos modificam, melhoraram ou configuram um processo comum a ser utilizado em um projeto específico. A adaptação do RUP leva em consideração vários aspectos: o tamanho do projeto, tecnologia, a reutilização dos ativos da empresa, o tipo de ciclo de vida do desenvolvimento (projeto ou manutenção) e assim por diante.
X