Para o bom uso do RUP é importante que a equipe conheça a sua estrutura, sendo que é muito aconselhável que tenha uma equipe da Qualidade na empresa, que acompanhe a evolução da metodologia e forneça treinamentos para seus gerentes e técnicos.
No decorrer do nosso estudo você conhecerá o analista de negócio. É um papel executado por um técnico, que tem habilidades para interpretar a linguagem do cliente e consegue relacionar-se facilmente com as partes interessadas pelo negócio. O analista de negócio desempenha um papel importantíssimo no processo de levantamento das necessidades do gestor.
Algumas empresas não investem nesse tipo de perfil ou até mesmo colocam pessoas não preparadas para executar essas atividades. Isso na maioria das vezes gera um atraso no cronograma, pois o entendimento necessário somente acontece tardiamente e com o projeto já em andamento, o que gera prejuízo em termos de custos, prazos, na imagem da equipe e consequentemente da empresa também.
Para iniciar a utilização do RUP é importante primeiramente desenvolver um plano do desenvolvimento do projeto. Esse plano define os requisitos de alto nível e descreve como a equipe irá desenvolver e testar a versão de software. O gerente de projetos é o responsável por essa atividade. Veremos a seguir uma sugestão de roteiro.