A finalidade de um processo é produzir um produto utilizável. Todos os aspectos do processo devem ser adaptados considerando essa meta. O produto é normalmente mais do que apenas o software. No mínimo, deve haver um Guia do Usuário, talvez implementado por meio da ajuda on-line. Também é possível incluir um Guia de Instalação e as Notas sobre o release. Dependendo da complexidade do produto, os materiais de treinamento também podem ser necessários, bem como uma lista de materiais juntamente com qualquer pacote do produto. As atividades associadas formam a disciplina de Implantação.
É essencial que seja escolhido um processo que se ajuste ao tipo de produto que está sendo desenvolvido. Mesmo depois que um processo é escolhido, ele não deve ser seguido às escuras. O bom senso e a experiência devem ser aplicados para configurar o processo e as ferramentas para atender às necessidades da organização e do projeto. A adaptação de um processo para um projeto é uma parte importante da disciplina Ambiente.
Os textos descritos acima percorreram as melhores práticas das disciplinas e são elementos essenciais, que fornecem um meio de avaliar rapidamente um processo e identificar áreas onde o aprimoramento é mais vantajoso. É importante explorar o que ocorrerá se um desses elementos essenciais for ignorado. Por exemplo:
Sem visão você pode perder o rumo e ser facilmente confundido em desvios.
Sem um processo comum, a equipe pode ter comunicações e compreensões errôneas sobre quem vai fazer o quê e quando.
Sem plano você não conseguirá acompanhar o andamento.
Sem lista de riscos você pode estar se concentrando nas questões erradas atualmente e pode explodir em uma mina inesperada daqui a cinco meses.
Sem caso de negócio você se arrisca a perder tempo e dinheiro no projeto. Ele pode ser cancelado ou ir por água a baixo.
Sem arquitetura você pode não conseguir lidar com questões de comunicação, de sincronização e de acesso a dados, conforme elas surgem. Pode haver problemas com a capacidade de ajuste e o desempenho.
Sem protótipo? Assim que possível, coloque um produto na frente do cliente. O simples acúmulo de papéis não garante a você ou ao cliente que o produto será bem-sucedido e aumenta o risco de estouro de orçamento e planejamento e/ou de defeito.
Não finja que não é com você. É importante encarar a verdade. Quão próximo você realmente está do prazo? Das metas em qualidade ou do orçamento? Todas as questões estão sendo adequadamente acompanhadas?
Se não há solicitações de mudança, como você acompanha as solicitações dos clientes? Como você as prioriza? E impede que as de prioridade mais baixa passem despercebidas?
Se você não oferece suporte, o que acontece quando um usuário tem uma pergunta e não consegue entender como utilizar o produto? Com que facilidade se obtém ajuda?