Um analista de negócios é qualquer pessoa que executa atividades de análise de negócios, não importa qual o seu cargo ou função organizacional.
Segundo Claudio Peralta, com a competitividade entre as empresas, o papel do analista de sistemas está sendo transferido para o analista de negócios em TI. O analista de negócios, além de conhecer o sistema empregado, deve conhecer o modelo de negócios e suas estratégias, obtendo assim melhor resultado as empresas.
Nos dias de hoje, as empresas estão procurando talentos, pessoas que possam ajudar e contribuir para o sucesso do negócio. Mesmo com a falta de mão de obra especializada, as empresas estão exigindo aos candidatos bons e ótimos conhecimentos. Isto tem uma razão. Com a chegada da alta tecnologia e a concorrência entre as corporações (empresas) esta atitude é necessária. Um profissional que está sendo requisitado hoje é o Analista de Negócios em TI.
Quem vem a ser esse profissional?
| Esse profissional, além de reproduzir ao computador todo sistema de um departamento, como por exemplo, Contabilidade, ele também aplica sua parte gerencial e estratégica ao departamento. Também dá suporte ao nível mais alto na escala da organização, como Presidentes, Diretoria, dando a ele suporte a decisões, como o Sistema SAD - Sistemas de Apoio a Decisão, entre outros. Antigamente, o profissional responsável por tudo isso, era o Analista de Sistemas. Mas, este tipo de profissional, apenas, por exemplo, era de criar a imagem de um sistema em um departamento contábil no computador. |
|
Lógico que existem ótimos profissionais em Análise de Sistemas com visão de negócios. Porém, as empresas acordaram para este novo tipo de profissional. Um profissional com visão de negócios, segundo Peralta.
O grupo dos praticantes de análise de negócios não se limita a pessoas com o cargo de “Analista de Negócios”, mas inclui também: