É uma estratégia de negócios adotada pelas empresas para aumento da competitividade através da melhoria da qualidade e da produtividade.
Um dos aspectos fundamentais para compreender é perceber que o Seis Sigma deve ser entendido como um programa estratégico e também operacional, que promove a integração entre os objetivos estratégicos e os objetivos operacionais. Como programa operacional, o Seis Sigma impulsiona a melhoria contínua afetando mais diretamente as áreas. Já como programa estratégico, está direcionado para o ambiente, buscando um incremento na posição competitiva, e impondo um feedback estratégico frente às metas financeiras incorporadas ao escopo dos projetos.
O Seis Sigma contempla características de outros modelos de qualidade, tais como ênfase no controle da qualidade; análise e solução de problemas usando os recursos disponíveis de uma forma correta; uso sistemático de ferramentas estatísticas e utilização do DMAIC.
Dentre as principais alterações que o Seis Sigma provoca após sua implementação, é a maior qualidade dos produtos e serviços e o aumento dos Ganhos financeiros.