✓ Desenhar a entrevista
O entrevistador pode precisar adaptar o formato da entrevista a cada entrevistado identificado. A habilidade do entrevistado em participar e o resultado desejado guiam o desenho da entrevista. Além disso, os seguintes fatores são também considerados:
O formato da entrevista, estruturada versus não estruturada. No caso de uma entrevista estruturada, os tipos de pergunta:
Organização das perguntas: use uma ordem lógica ou uma ordem de prioridade/significância. Exemplos de ordem seriam de perguntas mais genéricas para específicas, do início para o fim, do detalhe para a síntese etc. A organização efetiva é baseada em fatores como o nível de conhecimento do entrevistado e o assunto da entrevista. O objetivo é seguir uma ordem lógica, em vez de ficar saltando entre diferentes assuntos durante as perguntas.
Localização dos participantes: uma entrevista pode ser conduzida pessoalmente ou pelo telefone, conferência web ou outros métodos de comunicação remota.
A hora e local da entrevista devem ser convenientes para o entrevistado. Importante determinar a necessidade de um escriba e, se for o caso, incluir esta pessoa no processo de agendamento. Caso haja a necessidade de a entrevista ser gravada, deve-se discutir o propósito e o uso da gravação com o entrevistado.
Também se deve contatar os entrevistados em potencial e explicar a eles por que sua ajuda é necessária. O propósito é explicar o objetivo da entrevista para o entrevistado em potencial.
Perguntas que são usadas para elicitar uma resposta única como: sim, não, ou um número específico. Exemplo: Quantas horas levam para que um determinado processo seja concluído?
XPerguntas que são usadas para elicitar um diálogo ou uma série de passos e que não podem ser respondidas no estilo “sim ou não”, pois necessitam de explicação. Exemplo: O que faz um processador de solicitações ao receber um formulário de solicitação?
X