3 - Competências Fundamentais para o analista de negócios
As competências fundamentais compõem habilidades, conhecimentos e características pessoais que dão suporte ao desempenho eficaz da análise de negócios. As áreas de competências fundamentais relevantes para análise de negócios indicadas pelo BABOK® incluem:
- Pensamento analítico e capacidade de solução de problemas dão suporte à identificação eficaz dos problemas do negócio, à avaliação das soluções propostas para os problemas e à compreensão das necessidades das partes interessadas. Saiba+
- Características comportamentais dão suporte ao desenvolvimento de relacionamentos de trabalho efetivos com as partes interessadas e incluem qualidades como ética, confiabilidade e organização pessoal.
- Conhecimento do negócio dá suporte à compreensão do ambiente no qual a análise de negócios é desempenhada e o conhecimento de princípios gerais dos negócios e soluções disponíveis.
- Habilidades de comunicação dão suporte ao analista de negócios na elicitação e comunicação dos requisitos entre as partes interessadas. Saiba+
- Habilidades de interação dão suporte ao analista de negócios para trabalhar com grande número de partes interessadas e envolvem tanto a habilidade de trabalhar como parte de um time maior, quanto a de ajudar o grupo a tomar decisões. Saiba+
- Aplicativos de software são usados para facilitar o desenvolvimento colaborativo, registro e distribuição de requisitos para as partes interessadas. Analistas de negócios devem ser usuários habilidosos das ferramentas utilizadas em suas organizações e devem compreender as forças e fraquezas de cada uma delas.
Saiba+ (Pensamento analítico e capacidade de solução de problemas)
Pensamento analítico e capacidade de solução de problemas envolvem avaliar uma situação, compreendê-la da maneira mais completa possível e fazer julgamentos sobre possíveis soluções para um problema.
X
Saiba+ (Habilidades de comunicação)
Habilidades de comunicação atendem à necessidade de se escutar e compreender; compreender o objetivo da comunicação, a mensagem em si e o meio e formato mais apropriados para a comunicação.
X
Saiba+ (Habilidades de interação)
A maior parte do trabalho de análise de negócios envolve a identificação e a descrição de uma situação futura. Porém, o analista de negócios deve também ser capaz, através da combinação de liderança e facilitação, de auxiliar a organização a chegar a um acordo de que a situação em questão é realmente a desejada.
X
Copyright © 2014 AIEC.