Entramos agora em uma fase importantíssima na modelagem de negócio. Vimos no módulo anterior as técnicas de elicitação de requisitos. Vamos aprofundar no assunto elicitação de requisitos, já que é uma fase muito importante em qualquer projeto de desenvolvimento de software, pois uma vez elaborada de maneira incorreta, todo o projeto estará comprometido.
Segundo artigo de Márcio Andrade Silva, a tarefa de desenvolvimento de software engloba uma série de fases e atividades que independentemente da metodologia escolhida, ocorrem para a realização do seu objetivo maior: entregar um produto (software) funcionando corretamente dentro do orçamento e prazos previstos para o seu desenvolvimento.
Para atingir os objetivos do projeto, todas as atividades de desenvolvimento tem que ser criteriosamente elaboradas e desenvolvidas, seja usando uma abordagem de desenvolvimento mais rica em documentação tais como o poderoso UP (Unified Process) ou as excelentes metodologias ágeis (XP, SCRUM etc.). Assim sendo, em qualquer uma delas encontraremos com maior ou menor rigor a formalização, as atividades de análise de requisitos, o design, a definição de arquitetura, a codificação dentre outras.
Um trabalho consistente deve ser realizado na análise dos requisitos, ou seja, identificar, quantificar, definir, priorizar e classificar os principais problemas que o futuro software deverá resolver. Isso será a base de um projeto de software de sucesso. Muita ênfase é dada pelos profissionais da tecnologia às atividades de projeto e codificação. Isso se deve em boa parte à formação dos profissionais da tecnologia nas universidades, que dá foco em suas grades curriculares principalmente a disciplinas técnicas e científicas. Isso tem muito a ver também com perfil pessoal e cultural dos profissionais que atuam na área em geral, formada eminentemente por técnicos bastante interessados em bits e bytes e pouco adeptos a assuntos administrativos.