1 - BPMN: o que é

BPMN (Business Process Model and Notation ou Notação de Modelagem de Processos de Negócio) é uma notação gráfica que tem por objetivo prover uma gramática de símbolos para mapear, de maneira padrão, todos os processos de negócio de uma organização.

Segundo Marcos Antonio Chiarello, BPMN é uma notação gráfica criada para a representação de processos de negócios em fluxos de trabalho.

Essa notação foi desenvolvida pelo consórcio BPMI - Business Process Management Initiative, para o que foram investidos mais de dois anos de esforços. Sendo que, a princípio, o objetivo era fornecer uma notação que fosse fácil de entender por todos seus usuários envolvidos no processo: analistas de negócios pudessem criar esboços iniciais dos processos, colaboradores e técnicos responsáveis pudessem implementar a tecnologia, e finalmente facilitar o controle e monitoramento dos processos.

Um processo, segundo Babok, descreve como múltiplas pessoas ou grupos colaboram ao longo de um período de tempo para desempenhar um trabalho. Os processos envolvem um número de atividades vinculadas por um fluxo de sequência. Um processo é repetível e pode possuir muitos caminhos para ser completo.

Um processo é iniciado por um evento no domínio do negócio, como a venda de um produto para um cliente, uma requisição de informação por um executivo sênior ou uma falha ao completar uma transação. Os eventos podem ser ações tomadas por uma pessoa, regras que levam a ações a serem tomadas ou simplesmente a passagem de um período de tempo. O modelo de processos pode envolver atividades manuais, ser completamente automatizado ou uma combinação de ambos. O processo é finalizado quando o objetivo ou meta do processo é completado.

Copyright © 2014 AIEC.