4 - Elementos de Iniciação

Os elementos de iniciação, também chamados de eventos, indicam onde o processo inicia, ou seja, onde a instância do processo será criada.

Existem diferentes tipos de elementos indicados para as mais variadas circunstâncias, como a chegada de uma mensagem ou mesmo um temporizador. Como exemplo, elencamos:

Vazio
Serve para indicar um início de um subprocesso e começa quando o fluxo do processo principal é desencadeado, ou então quando o início do processo não é definido por nenhum dos outros tipos de eventos.
Mensagem
Indica que o fluxo somente inicia quando uma determinada mensagem é recebida. Por exemplo: "Novo usuário incluído".
Regra
Indica que o fluxo inicia quando uma determinada condição é atingida. Por exemplo: "100 pedidos incluídos", "Temperatura maior que 35 graus".
Temporizador
Indica que o fluxo inicia após um determinado tempo ter passado, ou quando chegar uma determinada hora específica.
Ligação
Basicamente, liga o final de um fluxo ao início de outro. Normalmente é utilizado quando mais de um processo tem o mesmo pai, sendo que o pai termina e inicia os dois filhos. Veja o exemplo abaixo.
Cancelar
Este tipo de elemento é utilizado dentro de uma transação do tipo subprocesso que, quando executado todas as tarefas referentes serão canceladas automaticamente.
Erro
Representa o lançamento de uma exceção. Este elemento é usado para tratar a ocorrência de um erro que justifique a interrupção de uma atividade (ao qual está ligado). Um erro é gerado quando há um problema crítico na transformação de uma atividade. Um elemento de erro somente é utilizado para capturar um erro e nunca para lançar um erro. Quando este evento é acionado, todo o trabalho dentro de uma atividade está parado, podendo esta ser uma tarefa ou mesmo um subprocesso.
Copyright © 2014 AIEC.