O desenvolvimento de requisitos preocupa-se com a descoberta, busca da qualidade, detalhamento, documentação, revisão e verificação dos requisitos do sistema. Essas preocupações são tratadas em detalhes por meio da divisão: elicitação, análise, especificação e verificação de requisitos.
Nesse contexto, há também a gerência de requisitos, que compreende a gerência de mudanças e o acompanhamento do desenvolvimento e da implementação dos requisitos.
Tudo isso leva a mudanças na aplicação, gerando atrasos, gastos desnecessários aumentando os custos do projeto.
Segundo Pressman, entender os requisitos de um problema está entre as tarefas mais difíceis e importantes enfrentadas por um analista de sistemas. Quase sempre o cliente não sabe o que é necessário e as funções que trarão benefícios; mesmo que os usuários fossem conhecedores de suas necessidades, elas mudariam ao longo do projeto. Todos que trabalham na área de sistemas há alguns anos já viveram o pesadelo de mudanças drásticas no final do projeto. São problemas desafiadores para a equipe de projetos.
Prospectar e construir sistemas é muito desafiador, e pode acabar com várias noites de sono. Mesmo assim é muito propenso que os desenvolvedores comecem a construir logo, antes de terem entendido o que realmente deve ser feito. Isso pode levar o projeto ao fracasso. A rapidez de construir algo logo para o gestor testar, pode ser um complicador se não tivermos conhecimento necessário do que o gestor precisa. Por isso essa fase de conhecimento dos requisitos é importante.