c) Elaboração – as informações obtidas do cliente durante as fases de concepção e levantamento são expandidas e refinadas durante a elaboração. Essa tarefa concentra-se no desenvolvimento de um modelo de requisitos refinado que identifique os diversos aspectos da função, do comportamento e das informações do software. Sendo assim, a elaboração é guiada pela criação e aprimoramento de cenários de usuários que descrevem como os usuários finais irão interagir com o sistema.

d) Negociação – é comum o cliente pedir mais do que pode ser alcançado, de acordo com a quantidade de recursos limitados do negócio. Outro fator comum é clientes com necessidades conflitantes. É preciso conciliar esses conflitos por meio de um processo de negociação. Devemos solicitar aos clientes e interessados que ordenem seus requisitos, avaliem seus custos e riscos, bem como trate de seus conflitos internos, assim alguns requisitos são eliminados atingindo certo nível de satisfação por todos.

e) Especificação – no contexto dos softwares a especificação assume diferentes significados para as pessoas diferentes. Pode ser um documento por escrito, um conjunto de modelos gráficos, modelos matemáticos, conjunto de cenários de uso, protótipos ou qualquer outro tipo de documento. Essa variedade pode causar problemas no cronograma, desentendimentos e principalmente projeto fracassado.

f) Validação – os artefatos produzidos como consequência são avaliados quanto à qualidade em algum momento no desenvolvimento do projeto. A validação de requisitos examina a especificação para garantir que todos os requisitos tenham sido declarados de forma que não tenham inconsistências, omissões, que os erros detectados tenham sido corrigidos e que os artefatos estejam de acordo com os padrões estabelecidos para o processo, projeto e produto.

g) Gestão de requisitos – os requisitos sempre mudam durante o desenvolvimento do sistema, isso é comum, então é necessário que tenha uma gestão dessas mudanças nos requisitos. Sendo assim exige atividades necessárias para identificar, controlar e acompanhar as necessidades e suas mudanças a qualquer momento do projeto.

Copyright © 2014 AIEC.