Primeiramente devemos esclarecer quais os tipos de documentos que podem ser desenvolvidos para o projeto e para produto, que é o resultante do projeto.
Segundo Rosane Marchand, analista de sistemas, para que o sistema possa ser desenvolvido no menor prazo, com menor custo operacional e maior confiabilidade, temos que definir a estratégia para cada etapa do desenvolvimento. O que acontece na prática, na maioria das empresas desenvolvedoras de produtos de software.
Sendo assim, com base no levantamento das regras do negócio a ser desenvolvido, deve-se elaborar uma documentação mínima, que servirá de diretriz para o desenvolvimento, homologação e implantação do sistema.
A documentação é sempre fruto de algum trabalho necessário. Esse trabalho possui um prazo estimado com base nas funcionalidades levantadas da documentação e das entrevistas. Cada funcionalidade irá demandar um esforço das equipes envolvidas, possui uma complexidade agregada e um risco, que pode ser do negócio, da implementação ou da implantação.