Planejar um projeto não é tarefa simples. Planejar um projeto sem ter ferramentas adequadas, torna a tarefa ainda mais complexa. É muito comum encontrarmos gerentes de projeto batalhando com ferramentas antiquadas, tentando entender o que está na tela, finalmente abrindo um sorriso quando tem um plano finalizado. E também é comum ver este sorriso desaparecer ao saber que o recurso pretendido para as principais tarefas está sobrecarregado e não poderá atender à demanda, ou que as tarefas predecessoras, que alguém informara estarem finalizadas, na verdade não estão ou que seus documentos estão todos desatualizados.
Ferramenta como a plataforma Jazz (RTC, RQM, RRC) da IBM é um ambiente "vivo", onde as informações atualizam-se e formalizam-se em tempo real, a tarefa de planejamento ganha novos contornos. Diferentes visualizações são permitidas, não perdendo algumas características que muitas ferramentas de mercado trazem. Podemos listar com facilidade todas as tarefas e atividades agrupadas em fases, com quaisquer informações sobre seus atributos.
Também podemos ter uma visão por recursos, indicando as tarefas atribuídas a cada pessoa e o tempo planejado para execução das mesmas. Caso o colaborador não tenha disponibilidade para atender a demanda, um simples drag-and-drop muda o responsável pela tarefa. Tudo em tempo real - se um funcionário planeja e aponta férias na ferramenta, por exemplo, a disponibilidade é automaticamente refletida! A funcionalidade de drag-and-drop pode ser utilizada em diversos movimentos para alterar o planejamento.