3 - Use Case x User Story

Existe muita discussão sobre igualdades e diferenças entre Casos de Uso e User Story, ou seja, Caso de Uso do RUP e as histórias do Scrum.

Casos de Uso são descrições não técnicas e não tecnológicas daquilo que o usuário pode esperar do sistema. A principal finalidade do Caso de Uso é capturar o comportamento requerido do sistema a partir da perspectiva do usuário final na busca de atingir uma ou mais metas desejadas, ou seja, são descrições da interação do usuário com o sistema com as ações que o usuário toma e o sistema responde até que o objetivo seja alcançado.

Os Casos de Uso são utilizados para várias funções diferentes e com várias finalidades.

Um caso de uso (user case) agrupa todas as sequências específicas de ações e interações entre atores e o sistema em forma de cenários, regras de negócio, requisitos de interface, requisitos de desempenho, etc. Um cliente por sua vez, não tem a capacidade de agrupar todas essas informações, ele só está interessado no produto final.

A história (user story) é uma descrição simples e curta daquilo que o gestor precisa, ou seja, que a aplicação terá que fazer, sendo aconselhável que o cliente escreva a história, ou pelo menos esteja presente quando for criada pelo analista de sistemas.

Histórias podem ser particionadas em outras “mais simples” buscando aumentar a velocidade ou separar o trabalho de implementação por alguma razão.

A uma história é uma menor quantidade de informações necessárias para que o cliente defina um caminho através de um sistema. Um caso de uso é uma descrição completa de uma sequência de interações; ele não é normalmente um passo ou atividade individual em um processo. Pode haver mais de um caso de uso para uma funcionalidade.

Copyright © 2014 AIEC.