Projetos grandes e pequenos possuem várias tarefas ao longo de sua execução. As tarefas que compõem o detalhamento de requisitos, para pequenos projetos, percorrem todo o projeto durante o seu ciclo de vida. O RUP 7 apresenta o detalhamento das tarefas para os projetos grandes e pequenos.
Já o método ágil tem a finalidade de executar projetos em tempo menor que os projetos tradicionais. O SCRUM, que é um método ágil, trata dos requisitos de maneira rápida, enquanto o método estruturado tem toda uma estrutura de documentação. Esses documentos permeiam todo o ciclo de vida do projeto.
Percebe-se que as duas metodologias apresentadas têm maneiras diferentes de tratar os requisitos, o RUP utiliza-se de Use Case (Caso de Uso) enquanto o SCRUM usa User Story (História). O Scrum trata dos requisitos de maneira rápida, enquanto o método estruturado tem toda uma estrutura de documentação.
A documentação dos Métodos Ágeis é muito criticada por muitos e elogiada por outros. Ela preocupa-se apenas com as informações essenciais para o projeto.
Mesmo com as diferenças, ainda existem pontos em comum nos artefatos dos métodos, que podem torná-los complementares se usados da maneira correta. O importante é sempre documentar os requisitos, independente do método a ser utilizado.