Na literatura existem vários textos, metodologias que detalham a importância da rastreabilidade dos requisitos. Vimos anteriormente que a rastreabilidade dos requisitos é muito importante, pois permite que a equipe saiba exatamente o que será afetado em uma alteração solicitada pelo gestor, facilitando identificar o custo e prazo de toda a mudança.
Atualmente entende-se que mudanças dos requisitos ao longo do desenvolvimento do aplicativo é comum, mas que quanto mais cedo identificar essas mudanças, menos custo teremos, pois alteração de um requisito pode implicar mudanças em vários requisitos. Se tivermos um mecanismo, uma ferramenta para identificação e gerenciamento dessas mudanças, provavelmente teremos menos problemas.
Imaginemos um projeto de um carro em que já exista o desenho e até o protótipo construído. Se o gestor resolver alterar as dimensões do porta-malas, o que vai acontecer? Visivelmente temos em nossa mente as alterações a serem feitas. A princípio será necessário alterar a porta do porta-malas, depois verificar as adaptações na estrutura do carro, o amortecedor do porta-malas, o tamanho do vidro do porta-malas, dentre outras mudanças.
E em um projeto de sistema, como seria? Como controlar as mudanças em um sistema?
A Gerência de Requisitos responde essas perguntas. A princípio é necessário que todo projeto possua algum tipo de rastreabilidade que possa haver segurança na hora da mudança. Algo que informe o que será afetado com uma simples alteração. A Gerência de Requisitos trata de um aspecto fundamental e crítico em qualquer processo de software, pois procura estabelecer uma visão comum entre o cliente e a equipe do projeto em relação aos requisitos.